As técnicas de fisioterapia utilizam diferentes equipamentos e tecnologias para a prevenção, o tratamento e a reabilitação dos principais problemas fisioterapêuticos. Entre essas tecnologias destaca-se o uso do laser, que consiste na utilização de um feixe eletromagnético em determinadas áreas do corpo com fins terapêuticos.
A laserterapia é realizada com um equipamento que acopla as canetas laser, que emitem o feixe. Existem diferentes opções de canetas, que diferem em relação ao modelo do instrumento, modo de operação, função, entre outros. O profissional fisioterapeuta deve conhecer os tipos e as suas aplicações, para que utilize a técnica em sua prática clínica de forma eficaz e segura.
Neste texto, falaremos mais sobre o funcionamento e os principais tipos de canetas laser utilizadas na fisioterapia. Acompanhe!
Usos das canetas laser na fisioterapia
A radiação eletromagnética não ionizante do laser permite a obtenção de alta densidade de energia concentrada em pequenos pontos, característica que proporciona as propriedades terapêuticas da técnica.
O laser proporciona um aumento: na pequena circulação sanguínea local, na síntese de colágeno, na circulação linfática e na proliferação de células epiteliais e fibroblastos. Dessa forma, sua aplicação tem ação anti-inflamatória, analgésica e trófico regenerativa. Outros efeitos do laser são:
- aumento da permeabilidade das membranas celulares;
- promoção do tecido de granulação;
- aumento dos níveis de prostaglandinas.
Pelas suas propriedades terapêuticas, a laserterapia pode ser utilizada pela fisioterapia, estética e dermatologia. Suas indicações clínicas incluem:
- cicatrização de feridas cirúrgicas, traumáticas ou vasculares;
- processos degenerativos e inflamatórios;
- controle do envelhecimento cutâneo e rugas;
- tratamento de condições artríticas;
- recanalização de vasos linfáticos;
- dissolução de gorduras;
- tratamento de edemas periarticulares;
- tratamento de acne;
- tratamento de alopecia;
- tratamento de lesões nervosas periféricas.
A laserterapia é feita com o uso de aparelhos de laser terapêuticos controlados, nos quais as canetas laser são acopladas.
Os parâmetros do aparelho são ajustados e a escolha da caneta é feita de acordo com o tratamento a ser realizado e as características do paciente. As medidas mudam de acordo com o tipo de lesão (aguda ou crônica, superficial ou profunda), a nutrição, a hidratação, a constituição corporal (obeso, magro) e a melanina do paciente.
Os parâmetros diferem em relação ao comprimento de onda, à potência, à energia e à frequência de repetição, que mudam de acordo com o tecido que sofrerá o tratamento e o objetivo de sua utilização.
A luz gerada pelo laser pode ser emitida de forma contínua, pseudocontínua (pulsados com pulso muito rápido e intervalo extremamente curto) ou pulsada.
As contraindicações da técnica incluem:
- irradiação sobre neoplasias;
- pacientes portadores de neoplasias e carcinomas;
- irradiação sobre a retina;
- irradiação sobre foco de infecção bacteriana;
- irradiação sobre área de hemorragia;
- irradiação sobre tecidos especializados (ovário e testículos).
Tipos de canetas laser
A principal diferença entre os tipos de canetas laser diz respeito ao seu comprimento de onda, medido em nanômetros. As outras diferenças existentes são dadas pelo aparelho, e incluem o modelo de laser utilizado e o modo de operação (contínuo ou pulsátil).
A caneta é escolhida de acordo com as características do paciente e dos objetivos terapêuticos. Cada tipo de caneta tem uma especificação de uso da distância ideal entre o instrumento e o tecido a ser irradiado, que deve ser conferida antes da sua utilização.
A seguir, falaremos sobre os principais tipos de canetas laser utilizadas na fisioterapia e suas aplicações.
1. Caneta laser 650 nanômetros
A caneta laser 650 nanômetros é a que tem um comprimento de onda menor, tem o tipo de laser vermelho e uma potência média de 12 mW. Seu uso é indicado para o tratamento de lesões superficiais da pele e das mucosas, como: herpes, úlceras, aftas, acne, pontos de inflamação da pele, dermatites, queilite angular, redução de edema e hiperemia e cicatrização de feridas.
Pode ser utilizada também para acupuntura sem agulhas e no tratamento de alopecia, cicatriz recente, furúnculo, eczema, hematoma, rosácea e estrias.
Por ter um comprimento de onda menor, a caneta de 650 nanômetros produz efeito em profundidades menores.
Permite a escolha do uso de diferentes frequências, que proporcionam analgesia para diferentes tipos de lesão de acordo com o valor selecionado.
2. Caneta laser 830 nanômetros
A caneta laser de 830 nanômetros tem um comprimento de onda que já é considerado um tipo de laser infravermelho, e tem a potência média de 30 mW. Esse modelo é utilizado no modo de emissão contínua, que tem o principal objetivo de cicatrização.
Esse tipo de caneta é muito utilizado para fins de reabilitação, ortopedia e medicina esportiva. Seu uso é indicado nos casos de: acupuntura, artrose, artrite, contusões, problemas na coluna vertebral, bursite, epicondilite, hematoma, distorções e nevralgia.
Seu comprimento de onda maior permite que sejam alcançadas lesões um pouco mais profundas, chegando a até 2 cm de profundidade.
De forma geral, é indicada para fratura de pequenos ossos, lesões de tecidos moles, lesões crônicas e agudas de articulações e dores crônicas.
3. Caneta laser 905 nanômetros
A caneta laser de 905 nanômetros é a que tem o maior comprimento de onda, de forma que é a que alcança os tecidos mais profundos. Seu laser é do tipo infravermelho e sua potência média e de 20 mW. É indicada para o tratamento de lesões com profundidade maior que 2 cm, e sua emissão é pulsada, que tem melhor efeito anti-inflamatório e analgésico.
É indicada para o tratamento de lesões articulares e de tecidos moles localizados em locais com maior profundidade (como artrose do joelho, dor ou lesão em articulação do quadril ou do ombro) e lesões de pele com cavidades.
Os aparelhos utilizados para a laserterapia permitem o uso de diferente modelos de canetas laser, que são escolhidos de acordo com o tipo e a profundidade da lesão. É um tratamento eficaz e não invasivo, que pode ser utilizado para diversas espécies de lesão e com outros fins terapêuticos.
Entendeu quais são os tipos de canetas laser e suas aplicações? Quer mais informações sobre esses equipamentos ou ainda tem dúvidas de qual é o melhor modelo para você? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!