O uso das estratégias de marketing na área da saúde tem crescido muito atualmente. Esses recursos são aplicados por profissionais de vários setores, como fisioterapeutas, médicos, nutricionista, entre outros. Porém, ainda é um tema desconhecido por muitos do ramo, apesar de ser uma ferramenta importante para a captação e manutenção de pacientes.
Nesse contexto, podemos destacar o marketing digital — que são as atividades online desenvolvidas pelo profissional ou empresa com o objetivo de atrair pacientes e desenvolver a imagem do negócio.
Ele é essencial nos dias atuais, nos quais a maioria das pessoas passam o dia conectadas à internet, de uma forma ou de outra. O marketing digital permite que os profissionais sejam mais facilmente encontrados por aqueles que os procuram.
Para esclarecer melhor o assunto, separamos algumas dicas de marketing digital para seu consultório de fisioterapia. Acompanhe!
1. Criar uma marca
A assistência em saúde tem características diferentes do comércio comum de vendas. Mesmo assim, as clínicas podem ser vistas como negócios em alguns aspectos, da mesma forma que os empreendimentos de outras áreas.
Pensando nisso, é preciso que o consultório inicie sua estratégia de marketing criando uma marca própria. Apesar de não ser uma dica específica de marketing digital, é um aspecto muito importante para a formação da imagem do estabelecimento. Por isso, essa precisa ser uma das prioridades do profissional.
Devem ser utilizados elementos visuais e nomes que ajudem a construir uma marca forte, que passe confiança para o paciente atual e o em potencial.
É interessante utilizar formas e cores que remetam aos sentimentos ligados à saúde e esperados pelas pessoas, como higiene, credibilidade, confiança. Azul e verde costumam ser muito usados. Evite formas e cores infantis.
2. Construir um site
Hoje em dia, é imprescindível que todo negócio tenha um site institucional, e isso se aplica aos consultórios de fisioterapia. Ter uma página na internet é fundamental para que o estabelecimento seja reconhecido e sobreviva no mercado.
Na área da saúde, esse é o espaço ideal para que o profissional exponha detalhadamente todos os serviços que são prestados na clínica, com explicações dos procedimentos realizados. Pode-se incluir também informações sobre horário de atendimento e agenda de consultas, o que facilita a vida do paciente. Afinal, nos dias de hoje, estamos sempre em busca da solução mais rápida e prática.
Outros pontos importantes são:
- crie um site com fácil navegabilidade e boa velocidade;
- opte por um portal responsivo ou mobile — aqueles que se adéquam às telas dos smartphones;
- expresse valores como responsabilidade e credibilidade;
- tenha um visual limpo e não muito chamativo;
- divulgue as informações de currículo dos profissionais do consultório.
3. Estar presente no Facebook
Criar uma página no Facebook é outro passo muito importante na estratégia de marketing digital para o consultório. As redes sociais são uma parte significativa na vida das pessoas, e marcar presença garante uma interação direta com os seguidores (e possíveis pacientes).
Algumas vantagens de estar presente no Facebook são:
- é uma rede social gratuita que conta com a funcionalidade de página específica para divulgação de empresas (fanpage);
- dá visibilidade em escala para o consultório — uma única foto ou postagem pode ser visualizada e compartilhada milhares de vezes;
- o Facebook fornece estatísticas e relatórios sobre a fanpage, com informações como predominância do gênero de seus seguidores, a idade deles, a localização geográfica, os horários de maior acesso.
Outras dicas importantes para garantir uma boa relação com o público são:
- alimente as informações da fanpage com frequência;
- use o espaço para se relacionar com o público e direcioná-lo para a página do seu site — e não somente com a finalidade de vender seu serviço;
- divulgue promoções que envolvam descontos ou prêmios;
- poste fotos e publicações que possam ser compartilhadas.
Podem ser criadas páginas também em outras redes sociais, como Instagram, Twitter e YouTube.
É preciso lembrar que existe um código de ética que proíbe certas formas de propaganda e publicidade na área da saúde — divulgação de foto de paciente sem autorização, propaganda enganosa, garantia de resultados, consultas à distância, propagação de informações que alarmem a sociedade etc.
4. Criar um blog
A criação de blogs por diversos tipos de profissionais tem crescido muito, com o intuito de gerar e fornecer conteúdo para seu público, neste caso, os pacientes. Essa é uma ótima forma de falar sobre as novidades da área de fisioterapia, tirar dúvidas e divulgar artigos científicos e publicações do setor.
O blog tem o potencial de atrair novos pacientes, que podem achar a página do consultório quando vão pesquisar sobre algum tema específico no Google ou em outro buscador. Além disso, esse recurso transmite credibilidade, pois mostra que os profissionais responsáveis pela clínica têm conhecimento amplo sobre o assunto.
Os temas abordados nos textos do blog devem ser relevantes para o paciente que buscará os serviços do estabelecimento, o que aumenta a chance dele marcar uma consulta depois de ler o conteúdo. Para fisioterapeutas da área de ortopedia, por exemplo, pode-se abordar temas como:
- principais doenças fisioterápicas;
- formas de prevenção de lesões musculares;
- sintomas que indicam problemas ortopédicos;
- aparelhos utilizados em reabilitação fisioterápica.
5. Contratar um especialista
O setor de marketing engloba técnicas e conhecimentos específicos, que não são abordados durante a graduação de fisioterapia — e nem de nenhuma categoria da saúde. Por isso, contratar um especialista da área pode ser uma boa tática para a criação e manutenção de uma estratégia de marketing digital com qualidade, que trará bons resultados para o consultório.
A admissão de especialistas não é exclusiva de grandes negócios. Pequenas clínicas ou consultórios podem se beneficiar (e muito) do acompanhamento por profissionais da área, que saberão as melhores estratégias digitais para destacar a marca no mercado.
Atualmente, existem consultorias de marketing digital que cobram valores menores e justos, para acompanhar e assessorar os estabelecimentos de saúde, visando os melhores resultados.
Seguir essas dicas de marketing digital pode ajudar o seu consultório de fisioterapia a se destacar, atrair mais pacientes e crescer no mercado.
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